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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ficha Questionário 8º ano A

Texto para o 8 ano A - Conjunto dos Números Reais

O conjunto de números reais e suas propriedades é chamado de sistema de número real. Uma das propriedades fundamentais dos números reais é poder representá-las por pontos numa linha reta. Conforme verificamos na figura abaixo: 





 Representação dos Números Reais 

Números a direita de o (zero), são chamados números positivos e os números a esquerda de 0 são chamados números negativos. Este conjunto é representado pela letra "R". R = números racionais + números irracionais + números inteiros + números naturais 

Obs: o numero 0 não é nem positivo nem negativo. 

O conjunto dos números reais (R) é formado pela união (U) de outros quatro conjuntos numéricos: naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e irracionais (I). Pode-se representá-lo, portanto, com a expressão R = N U Z U Q U I (significa união do conjunto N com o conjunto Z, com o conjunto Q com o conjunto I). Não estranhe, porém, se encontrar por aí uma representação mais simples: R = Q U I (significa união do Conjunto Q com o conjunto I). 

Para entender por que as duas querem dizer a mesma coisa, é preciso conhecer cada um dos conjuntos. Os números naturais são 0, 1, 2, 3, 4, 5... E assim por diante. Os inteiros incluem os números negativos (...-2, -1, 0, 1, 2...). Já os racionais são aqueles que podem ser expressos na forma A/B, em que A e B são números inteiros e B é diferente de 0 (1/2, 3/4, - 5/4, 0,25 etc.). Por fim, os irracionais são os que não podem ser obtidos pela divisão de dois números inteiros ( , ou 3,141592..., entre muitos outros). Sendo assim, perceba que: 1) Todo número natural é inteiro; 2) Todo número inteiro também é racional, embora não seja representado sob a forma de fração. Isso significa que N está contido em Z e que Z está contido em Q. Consequentemente, R = Q U I.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Projeto "Tosco em Ação" - Questões da disciplina de Matemática - Elaboração de Gráficos


ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER

Para responder as questões e criar os gráficos usaremos o software Calc/Planilha Eletrônica (responder as questões e gráficos)  



1)     Você leu o livro Tosco?
2)     Você gostou do livro Tosco?
3)     Alguma vez você presenciou atos de violência física ou verbal?
4)     Além de você alguém mais em sua casa leu o livro Tosco?
5)     Além do livro Tosco você já ganhou outro livro?
6)     Você já praticou alguma atitude do Tosco?
7)  O Projeto "Tosco em Ação" melhorou seu comportamento com os colegas e professores?

Questionamentos para elaborar os gráficos. Estes devem contem os itens citados abaixo: 

a) Quantos alunos gostaram do livro Tosco?
b) Quantos alunos leram o livro Tosco?
c) Quantos alunos já receberam outro livro?
d) Quantos alunos já praticaram algumas das atitudes do Tosco?

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Projeto História dos Números - 6º Ano C e 7º Ano A

Algumas respostas dos alunos a ficha questionário proposta:

Alunas (os): Ana Maria Mariano Salata e Izadora Gomes Magalhães  - 6º ano C   
                                                                    

  Respostas



                 1-Podemos concluir que o nome dos numeros surgiram a partir da quantidade de ângulos que os números tinham.
                 2-São os cantos dos números.
                 3-O número 9.
                 4-Porque ele não tem nenhum ângulo.
                 5-A 2. B 8. C 3.
                 6-Texto. 
                
                                      .A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA.



                  Os numeros em nossa vida são muito impotantes porque sem eles não existiria a hora por exemplo fazendo com que nos atrasassemos para diversas atividades como:
                  Para irmos a escola ,ao trabalho,a igreja,etc.
                  Por isso os numeros são tão importantes em nossa vida.
                 
                 7-58992,31860,14274,53586,6234,35622.
                 8-28,7,42,49,56,21,35,63,14,70.
                 9-20,00,1,00.



Alunos (as): Gabriela , Isabelle e Junio - 7º ano A

N1:surgiram de acordo com o numero de ângulos que cada algarismo possuía.
N2:é o encontro de duas semiretas
N3:o algarismo 9
N4: porque não possuí ângulos
N5:a)paralela b)concorrente c)paralela
N6:a)2 B)8 c)3

Alunos (as): Thiago Hamamoto - 7º ano A

1 resposta;podemos concluir que eles usaram os ângulos para descobrir os nomes .
2 resposta:são as retas dos números.
3 resposta:O número 7
4 resposta:Por que ele não tem nem uma reta então ele é 0 retas
5 resposta A:   retas concorrentes
B resposta: retas concorrentes
C resposta: retas concorrentes
6 resposta:2,8 e o 3 .




Alunos (as): Tainara e Amanda. - 7º ano A

1:R= com base dos ângulos.
2:R=os números.
3:R=o numero 9.
4:R= porque ele não tem nenhum angulo.
5:R= a:paralela. b:concorrente. c:paralela
6:R=2,8e3

*A questão 6 foi modificada com relação ao 7º ano A. O 6° ano C fez atividades online que propunham as quatro operações.

Fotos das atividades na STE