Powered By Blogger

sábado, 9 de junho de 2012

Projeto História da Matemática: Nomes dos Números


LOCAL DE APLICAÇÃO: ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER
APLICADORES: DIEGO DA SILVA NANTES E JOÃO FERNANDES
TURMA: 7º ANO A 
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ANGÉLICA -MS
PERÍODO: JUNHO DE 2012





I - INTRODUÇÃO


A história da matemática sempre teve um papel de possibilitar aos nossos alunos o significado o que esta se estudando, sempre por meio de estórias de como surgem os conceitos matemáticos. Neste trabalho será redigido como surgiram os nomes dos números de modo a propiciar um estudo continuo onde será apresentados as teorias e as conclusões e os caminhos para estas serão produzidas pelos alunos envolvidos, passando com isso estudar idéias de ângulos e retas de modo significativo.


II - JUSTIFICATIVA

Para motivar nossos alunos é preciso dar significado, propor a curiosidade com relação aos temas propostos e com o apresentar a origem dos nomes dos números teremos o primeiro passo para abrir a curiosidade com relação aos temas matemáticos.

III - OBJETIVO GERAL

            Propor o estudo da idéia de ângulos com o expor da origem dos nomes dos números, passando assim motivar o estudo dos conceitos da matemática.

IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para possibilitar resultados positivos no decorrer do projeto serão necessários efetuar o:
·         Desenvolver competências/ habilidades que envolvam espaço e forma;
·         Interpretação de figuras;
·         Desenvolver fator organizador de informações
·         Desenvolver a criatividade dos alunos
·         Motivar ambiente de construção individual e conjunto de idéias e organização
·         Introduzir o conceito de retas, com relação ainda as retas concorrentes e paralelas.

V - METODOLOGIA

1.      Com o uso de data show expor vídeo que possibilita o entender da idéia de como surgiu os respectivos nomes dos números;
2.      Criar texto explicativo sobre o que foi entendido no vídeo;
3.      Expor e incentivar o dialogo quanto o significado deste tema passando a mostrar que a matemática possui justificativas para suas ações. Neste processo serão vistos temas como: o conceito de ângulos, comparação de ângulos e tipos de ângulos. 
4.      Responder ficha questionário com relação ao vídeo e sua interpretação

VI - ETAPAS DA METODOLOGIA

Para um melhor aproveitamento e esclarecimento do que se deseja neste trabalho vamos detalhar as etapas do que será feito em sua respectiva ordem.
Etapa 1: Mostrar o vídeo (ou slide) no data show;



Etapa 2: Propor debate sobre o que foi observado no vídeo;
Etapa 3: Responder ficha questionário sobre o vídeo;
Etapa 4: Dar continuidade em sala de aula um estudo mais aprofundado dos números arábicos como o conceito de retas paralelas e concorrentes;
Exemplo; O número três arábico possui:



·         Quantos ângulos?
·         Quantas retas?
·         Quantas retas se cruzam? Qual é o nome que elas levam?
·         Quantas retas não se cruzam? Qual é o nome que estas levam?
Esta etapa poderá ser desenvolvida com os outros números arábicos.
Etapa 5: Elabore texto sobre o que foi entendido ao assistir do video.

  
VII - CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Um estudo da origem de determinados conceitos da matemática tem por objetivo despertar o interesse nos temas apresentados em sala. A origem dos nomes dos números possibilita a introdução do tema: ângulos. Com o propor do tema a partir do fato histórico será possível trazer a sala de aula junto as tecnologias o por que da matemática, mostrar assim que tudo que se estuda tem uma função e significado do cotidiano, que nada surge do nada.
  

VIII - WEBGRAFIA


Site: slide share

Site: youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário