LOCAL DE APLICAÇÃO: ESCOLA ESTADUAL
SENADOR FILINTO MÜLLER
APLICADORES: DIEGO DA SILVA
NANTES E JOÃO FERNANDES
TURMA: 7º ANO A
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ANGÉLICA -MS
PERÍODO: JUNHO DE 2012
I - INTRODUÇÃO
A história da matemática sempre teve um papel de possibilitar aos nossos
alunos o significado o que esta se estudando, sempre por meio de estórias de
como surgem os conceitos matemáticos. Neste trabalho será redigido como
surgiram os nomes dos números de modo a propiciar um estudo continuo onde será
apresentados as teorias e as conclusões e os caminhos para estas serão
produzidas pelos alunos envolvidos, passando com isso estudar idéias de ângulos
e retas de modo significativo.
II - JUSTIFICATIVA
Para motivar nossos alunos é preciso dar significado, propor a
curiosidade com relação aos temas propostos e com o apresentar a origem dos
nomes dos números teremos o primeiro passo para abrir a curiosidade com relação
aos temas matemáticos.
III - OBJETIVO GERAL
Propor
o estudo da idéia de ângulos com o expor da origem dos nomes dos números,
passando assim motivar o estudo dos conceitos da matemática.
IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para possibilitar resultados positivos no decorrer do projeto serão
necessários efetuar o:
·
Desenvolver competências/ habilidades que
envolvam espaço e forma;
·
Interpretação de figuras;
·
Desenvolver fator organizador de informações
·
Desenvolver a criatividade dos alunos
·
Motivar ambiente de construção individual e
conjunto de idéias e organização
·
Introduzir o conceito de retas, com relação
ainda as retas concorrentes e paralelas.
V - METODOLOGIA
1.
Com o uso de data show expor vídeo que possibilita o
entender da idéia de como surgiu os respectivos nomes dos números;
2.
Criar texto explicativo sobre o que foi entendido no
vídeo;
3.
Expor e incentivar o dialogo quanto o significado deste
tema passando a mostrar que a matemática possui justificativas para suas ações.
Neste processo serão vistos temas como: o conceito de ângulos, comparação de
ângulos e tipos de ângulos.
4.
Responder ficha questionário com relação ao vídeo e sua
interpretação
VI - ETAPAS DA METODOLOGIA
Para um melhor aproveitamento e esclarecimento do que se deseja neste
trabalho vamos detalhar as etapas do que será feito em sua respectiva ordem.
Etapa 1: Mostrar o vídeo (ou slide) no
data show;
Etapa 2: Propor debate sobre o que foi
observado no vídeo;
Etapa 3: Responder ficha questionário
sobre o vídeo;
Etapa 4: Dar continuidade em sala de
aula um estudo mais aprofundado dos números arábicos como o conceito de retas
paralelas e concorrentes;
Exemplo; O
número três arábico possui:
·
Quantos ângulos?
·
Quantas retas?
·
Quantas retas se cruzam? Qual é o nome que elas
levam?
·
Quantas retas não se cruzam? Qual é o nome que
estas levam?
Esta etapa
poderá ser desenvolvida com os outros números arábicos.
Etapa 5: Elabore texto sobre o que foi
entendido ao assistir do video.
VII - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um estudo da origem de determinados conceitos da matemática tem por
objetivo despertar o interesse nos temas apresentados em sala. A origem dos
nomes dos números possibilita a introdução do tema: ângulos. Com o propor do
tema a partir do fato histórico será possível trazer a sala de aula junto as
tecnologias o por que da matemática, mostrar assim que tudo que se estuda tem
uma função e significado do cotidiano, que nada surge do nada.
VIII - WEBGRAFIA
Site:
slide share
Site:
youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário