Powered By Blogger

domingo, 29 de maio de 2011

Figuras Geométricas

Publico alvo: alunos do 9º A
Período de aplicação: Junho
Professor: Diego da Silva Nantes
As figuras planas que iniciaremos o estudo são: 

Retângulo
Triângulo
Losango
Quadrado  
Circulo




Justificativa
            Tendo em vista a dificuldade dos alunos em estabelecer relações da geometria com as formas que estamos habituados em nossa Arquitetura Global, e dificuldade em criar métodos gerais e diferenças entre as figuras planas, conduzindo também a imposição da Língua Inglesa, este projeto busca fomentar o conhecimento básico dos alunos no que se refere a geometria plana.

 Objetivo
            Desenvolver temas como diferenças de figuras geométricas e suas diferenças, propondo um construir de conceitos por meio de observação de figuras pesquisadas na internet e reproduzidas no Editor de Desenho. Centralizar a criação de formulas como a de calculo de áreas destas figuras por meio de observação, sem uso de definições complexas. Neste estudo teremos o notar e utilizar de conceitos e temas como: Calculo de perímetro e áreas, características de figuras planas especificadas, retas paralelas, ângulos agudos, retos e obtusos. Com o observar de figuras dar ligação a temas de idéia simples e direta.       

Metodologia
            Por meio de pesquisa no site de busca Google (imagens), definir as diferenças e semelhanças de figuras planas, construir estas figuras no Editor de desenhos, desenvolvendo trabalho escrito onde serão esplanadas as características de cada figura.
Quando chegar ao circulo criar perguntas geradoras que de curiosidade, pois o fato do valor do Pi possuir o valor aproximado de 3,14, poderia ser visto no próprio circulo utilizando a medida de seu comprimento. O estudo será concluído com o expor dos nomes em inglês de cada figura e suas respectivas formulas de áreas (formulas gerais), sempre criando um ambiente organizado, ou seja, cada figura (retângulo, losango, quadrado, circulo e triangulo) deve ter seu tópico separado.
   
Desenvolvimento
            Por meio de pesquisa obter as figuras geométricas propostas, desenha las no Editor de desenho (criação), separar cada uma, classificando cada uma de suas características, que vão desde, seus lados ate ao calculo de áreas e perímetros.
Para um melhor construir por parte de cada um será interessante o definir de características e ate formulas, observando apenas as figuras, sem conceitos e definições, quando possível. No caso do circulo usando já de inicio a formula que da seu comprimento, relacionado com o seu diâmetro para verificar o numero Pi. Estes processos vão ser detalhados, dando justificativa a cada elemento das fórmulas, sempre de modo mais direto e simplificado. Como indicio final teremos pesquisa para expor os nomes na língua inglesa das figuras em questão.              


Exemplo:
Partindo de suas características. Vamos defini las uma a uma:
Retângulo
1 – O retângulo possui:
- Quatro lados, congruentes dois a dois;
- Quatro ângulos, cada um medindo 90 graus;
- A soma de seus ângulos internos é igual ha 360 graus; 
2 - Como obter a formula geral de calculo de área?
Com a figura desenhada no Editor de Imagens e Desenhos, temos que:



Quantos quadrados têm o desenho acima?
21, ou seja, (numero de linhas) vezes o (numero de colunas) = 3x7 = 21
Portanto a área de qualquer retângulo será:
A = bxh ou A = CxL
 Significados:
A = área                                                           A = área
b = base                              ou                         C = comprimento
h = altura                                                         L = largura
3 - Qual é o perímetro do retângulo?
3 + 3 + 7 + 7 = 2x3 + 2x7 = 20
De modo geral temos que o perímetro de qualquer figura será:
P = 2xb + 2xh = 2x(b+h)
4 - Na língua inglesa retângulo é;
Rectangle (Ferramenta Google Tradutor)
            Estas etapas devem ser comuns em todas as figuras propostas no começo deste tópico. As generalizações podem ser obtidas como sugerido, a partir do notar das figuras, ou por meio de pesquisa na internet. Tudo deve ser salvo no formato de texto Word ou Doc.   

PRATICANDO O CÁLCULO MENTAL

Professor: Diego da Silva Nantes
Disciplina: Matemática
Ano/Turma: 9º A
Turno: Matutino 
Duração: duas aulas – Dias 10/05 e 11/05/2011

PRATICANDO O CÁLCULO MENTAL


Objetivos

            Com o uso de jogos do site em especifico Racha cuca, propor o raciocínio lógico, por meio do calculo mental. Nos jogos que serão utilizados se vêem doses de incentivar a criatividade, movimentar o aluno, o criar, o deixar a preguiça de lado. O uso de calculadoras em sala se tornou muito freqüente nas aulas de matemática, logo esta é ferramenta indispensável nas aulas, mas em casos extremos, e o se vê é, um uso para casos simples de mais, como divisões de números pequenos, na execução da tabuada, isto é inaceitável os alunos assumiram uma preguiça de calcular, os jogos no Racha cuca vem tentar tirar este vicio, claro que esta não será a solução direta para este problema.          


Metodologia

            Visitando o site Racha cuca, efetuar os jogos propostos (nas referencias esta cada um desses), onde se estará disponível somente o calculo mental, mesmo em jogos como a “Calculadora quebrada”, que temos a ausência de certas teclas. Em “Calculando”, temos o calculo mental de Expressões Numéricas, mais avançadas e ate mesmo a tabuada. O raciocínio lógico fica a cargo das outras atividades, que não exigem muito conhecimento de matemática, mas paciência e atenção, este é o movimentar do pensamento, deixar a preguiça mental de lado.   


ATIVIDADES DIA 10/05/2011


1 - Calculadora quebrada                                                      

 

2 - Quebra cabeça maluco




                                   
                                                                            
                               
3 – Jarros                                                          



4 - Balanças lógica

                                                                          



ATIVIDADES DIA 11/05/2011
                                                                           

1 - Aritmética com cartas                                     





2 - Palitos
                                                                            

               

3 - Calculando



  
WEBGRAFIIAS

Calculadora quebrada

Site: Racha cuca

Quebra cabeça maluco

Site: Racha cuca

Calculando

Site: Racha cuca

Palitos

Site: Racha cuca

Aritmética com cartas

Site: Racha cuca

Balança lógica

Site: Racha cuca

Jarros

Site: Racha cuca

SITES COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Professor: Diego da Silva Nantes
Disciplina: Matemática 
Ano: 6º
Turma: B
Turno: Vespertino 
Duração: Duas aulas: Dias 17/03 e 18/03/2011

SITES COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Utilizando as atividades do site, propostas de tal forma a incluir a “leitura dos números” (11), e ainda podemos rever os conceitos de dobro, triplo, quádruplo, metade e assim em diante no item (10), podendo ainda desenvolver um meio de como resolver essas atividades, muitos alunos conseguem descobrir como resolver sem a ajuda do professor. Podemos concluir estas atividades utilizando o item (4) “Números ordinais”, passando ainda a relacionar como é importante a boa interpretação também na disciplina de matemática.

ITEM 10 – LEITURA DOS NUMEROS




 ITEM 11 – IDÉIAS DE DOBRO, TRIPLO, METADE



ITEM 4 – NUMEROS ORDINAIS



WEBGRAFIAS

Site:
Indo ao site: Catalogo Colaborativo > Series iniciais > Link abaixo

BRINCANDO E APRENDENDO SEM LÁPIS E PAPEL

Professor: Diego da Silva Nantes
Disciplina: Matemática
Ano/Turma: 6º B
Turno: Vespertino 
Duração: duas aulas – 06/05

BRINCANDO E APRENDENDO SEM LÁPIS E PAPEL


Objetivos

            Com visitas a sites direcionados para a educação e aprendizado, propor aulas mais comunicativas do aluno e o computador, passando a idéia de interação. Alem da matemática as atividades verificadas ensinam como jogar (domino), o raciocínio lógico visto no Quadrado Mágico e o conhecer das figuras planas no tangram. No site somatematica.com temos duas atividades: uma com uso de palavras matemáticas (a forca) e vai proporcionar o conhecer da linguagem matemática, com uma brincadeira bem conhecida pelos alunos, outra são as palavras cruzadas que surgem por contas realizadas e o resultado pela escrita por extenso que trata o raciocínio e a pratica da escrita.

Metodologia

            Usando sites como o catalogo colaborativo e só matemática propor atividades inúmeras que vão desde o conhecer matemático junto com brincadeiras já conhecidas pelos alunos. O introduzir estas aulas não diz em apenas concluir conteúdos, mas produzir alternativas de ensinar usando outras ferramentas. Atividades como o quadrado mágico, a cruzada, a forca e o tangram trazem temas da matemática em forma de diversão, já o domino produz uma brincadeira que mesmo inocente produz o raciocínio lógico, assim como todas as atividades aqui propostas.                 



WEBGRAFIAS
  
Domino contra o computador;


Tangram


Quadrado mágico


Palavras cruzadas e o jogo da forca

JOGANDO, CONHECENDO E APRENDENDO MATEMÁTICA

Professor: Diego da Silva Nantes
Disciplina: Matemática
Ano/Turma: 9º A
Turno: Matutino  
Duração: duas aulas – Dias 05/04 e 08/04/2011


JOGANDO, CONHECENDO E APRENDENDO MATEMÁTICA 

Objetivo
           
            A matemática sempre foi vista com medo, diante dos alunos, sempre considerada para poucos sua compreensão, mas aqui estamos interessados em desenvolver a curiosidade, o significado, o diferente saindo do papel e lápis e propondo atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, a linguagem matemática e a diversão para os mais interessados, esses são tópicos que serão, se possível alcançados ao longo dessas aulas usando a sala de tecnologia                  

Metodologia
           
            Usando os sites com jogos de origem da fonte: catalogo colaborativo, esta atividade esta relacionada ao construir o tangram, mesmo que seja um tema de menor complexividade para o ano em questão, mas esta atividade esta relacionada ao raciocínio lógico e conhecimento das figuras geométricas, assunto que serão relembrados no desenvolver na sala de tecnologia junto aos alunos. 

Catalogo colaborativo:

Tangram: Construindo formas
           
            Uma visita no site www.somatematica.com.br, para utilizar na seção jogos: Forca e Quiz matemático, para conhecer um pouco os nomes usados na matemática no item (Forca), desenvolver raciocínio lógico e matemática um pouco abstrata no item (Quiz matemático). As atividades escolhidas serão para os alunos desenvolveram, sempre com o auxilio do professor em sala.     

FIGURAS

Catalogo Colaborativo


  

Só matemática 

Quiz Matemático     



Forca
  


WEBGRAFIAS

Catalogo Colaborativo

Só Matemática

Figuras geométricas


Publico alvo: alunos do 9º A
Período de aplicação: Junho
Professor: Diego da Silva Nantes
As figuras planas que iniciaremos o estudo são: 

Retângulo
Triângulo
Losango
Quadrado  
Circulo





Justificativa
            Tendo em vista a dificuldade dos alunos em estabelecer relações da geometria com as formas que estamos habituados em nossa Arquitetura Global, e dificuldade em criar métodos gerais e diferenças entre as figuras planas, conduzindo também a imposição da Língua Inglesa, este projeto busca fomentar o conhecimento básico dos alunos no que se refere a geometria plana.

Objetivo
            Desenvolver temas como diferenças de figuras geométricas e suas diferenças, propondo um construir de conceitos por meio de observação de figuras pesquisadas na internet e reproduzidas no Editor de Desenho. Centralizar a criação de formulas como a de calculo de áreas destas figuras por meio de observação, sem uso de definições complexas. Neste estudo teremos o notar e utilizar de conceitos e temas como: Calculo de perímetro e áreas, características de figuras planas especificadas, retas paralelas, ângulos agudos, retos e obtusos. Com o observar de figuras dar ligação a temas de idéia simples e direta.       

Metodologia
            Por meio de pesquisa no site de busca Google (imagens), definir as diferenças e semelhanças de figuras planas, construir estas figuras no Editor de desenhos, desenvolvendo trabalho escrito onde serão esplanadas as características de cada figura.
Quando chegar ao circulo criar perguntas geradoras que de curiosidade, pois o fato do valor do Pi possuir o valor aproximado de 3,14, poderia ser visto no próprio circulo utilizando a medida de seu comprimento. O estudo será concluído com o expor dos nomes em inglês de cada figura e suas respectivas formulas de áreas (formulas gerais), sempre criando um ambiente organizado, ou seja, cada figura (retângulo, losango, quadrado, circulo e triangulo) deve ter seu tópico separado.
   
Desenvolvimento
            Por meio de pesquisa obter as figuras geométricas propostas, desenha las no Editor de desenho (criação), separar cada uma, classificando cada uma de suas características, que vão desde, seus lados ate ao calculo de áreas e perímetros.
Para um melhor construir por parte de cada um será interessante o definir de características e ate formulas, observando apenas as figuras, sem conceitos e definições, quando possível. No caso do circulo usando já de inicio a formula que da seu comprimento, relacionado com o seu diâmetro para verificar o numero Pi. Estes processos vão ser detalhados, dando justificativa a cada elemento das fórmulas, sempre de modo mais direto e simplificado. Como indicio final teremos pesquisa para expor os nomes na língua inglesa das figuras em questão.              


Exemplo:
Partindo de suas características. Vamos defini las uma a uma:
Retângulo
1 – O retângulo possui:
- Quatro lados, congruentes dois a dois;
- Quatro ângulos, cada um medindo 90 graus;
- A soma de seus ângulos internos é igual ha 360 graus; 
2 - Como obter a formula geral de calculo de área?
Com a figura desenhada no Editor de Imagens e Desenhos, temos que:



Quantos quadrados têm o desenho acima?
21, ou seja, (numero de linhas) vezes o (numero de colunas) = 3x7 = 21
Portanto a área de qualquer retângulo será:
A = bxh ou A = CxL
 Significados:
A = área                                                           A = área
b = base                              ou                         C = comprimento
h = altura                                                         L = largura
3 - Qual é o perímetro do retângulo?
3 + 3 + 7 + 7 = 2x3 + 2x7 = 20
De modo geral temos que o perímetro de qualquer figura será:
P = 2xb + 2xh = 2x(b+h)
4 - Na língua inglesa retângulo é;
Rectangle (Ferramenta Google Tradutor)
            Estas etapas devem ser comuns em todas as figuras propostas no começo deste tópico. As generalizações podem ser obtidas como sugerido, a partir do notar das figuras, ou por meio de pesquisa na internet. Tudo deve ser salvo no formato de texto Word ou Doc.