Publico alvo: alunos do 9º A
Período de aplicação: Junho
Professor: Diego da Silva Nantes
As figuras planas que iniciaremos o estudo são:
Retângulo
Triângulo
Losango
Quadrado
Circulo
Justificativa
Tendo em vista a dificuldade dos alunos em estabelecer relações da geometria com as formas que estamos habituados em nossa Arquitetura Global, e dificuldade em criar métodos gerais e diferenças entre as figuras planas, conduzindo também a imposição da Língua Inglesa, este projeto busca fomentar o conhecimento básico dos alunos no que se refere a geometria plana.
Desenvolver temas como diferenças de figuras geométricas e suas diferenças, propondo um construir de conceitos por meio de observação de figuras pesquisadas na internet e reproduzidas no Editor de Desenho. Centralizar a criação de formulas como a de calculo de áreas destas figuras por meio de observação, sem uso de definições complexas. Neste estudo teremos o notar e utilizar de conceitos e temas como: Calculo de perímetro e áreas, características de figuras planas especificadas, retas paralelas, ângulos agudos, retos e obtusos. Com o observar de figuras dar ligação a temas de idéia simples e direta.
Metodologia
Por meio de pesquisa no site de busca Google (imagens), definir as diferenças e semelhanças de figuras planas, construir estas figuras no Editor de desenhos, desenvolvendo trabalho escrito onde serão esplanadas as características de cada figura.
Quando chegar ao circulo criar perguntas geradoras que de curiosidade, pois o fato do valor do Pi possuir o valor aproximado de 3,14, poderia ser visto no próprio circulo utilizando a medida de seu comprimento. O estudo será concluído com o expor dos nomes em inglês de cada figura e suas respectivas formulas de áreas (formulas gerais), sempre criando um ambiente organizado, ou seja, cada figura (retângulo, losango, quadrado, circulo e triangulo) deve ter seu tópico separado.
Desenvolvimento
Por meio de pesquisa obter as figuras geométricas propostas, desenha las no Editor de desenho (criação), separar cada uma, classificando cada uma de suas características, que vão desde, seus lados ate ao calculo de áreas e perímetros.
Para um melhor construir por parte de cada um será interessante o definir de características e ate formulas, observando apenas as figuras, sem conceitos e definições, quando possível. No caso do circulo usando já de inicio a formula que da seu comprimento, relacionado com o seu diâmetro para verificar o numero Pi. Estes processos vão ser detalhados, dando justificativa a cada elemento das fórmulas, sempre de modo mais direto e simplificado. Como indicio final teremos pesquisa para expor os nomes na língua inglesa das figuras em questão.
Exemplo:
Partindo de suas características. Vamos defini las uma a uma:
Retângulo
1 – O retângulo possui:
- Quatro lados, congruentes dois a dois;
- Quatro ângulos, cada um medindo 90 graus;
- A soma de seus ângulos internos é igual ha 360 graus;
2 - Como obter a formula geral de calculo de área?
Com a figura desenhada no Editor de Imagens e Desenhos, temos que:
Quantos quadrados têm o desenho acima?
21, ou seja, (numero de linhas) vezes o (numero de colunas) = 3x7 = 21
Portanto a área de qualquer retângulo será:
A = bxh ou A = CxL
Significados:
A = área A = área
b = base ou C = comprimento
h = altura L = largura
3 - Qual é o perímetro do retângulo?
3 + 3 + 7 + 7 = 2x3 + 2x7 = 20
De modo geral temos que o perímetro de qualquer figura será:
P = 2xb + 2xh = 2x(b+h)
4 - Na língua inglesa retângulo é;
Rectangle (Ferramenta Google Tradutor)
Estas etapas devem ser comuns em todas as figuras propostas no começo deste tópico. As generalizações podem ser obtidas como sugerido, a partir do notar das figuras, ou por meio de pesquisa na internet. Tudo deve ser salvo no formato de texto Word ou Doc.