Professor: Diego da Silva Nantes
Disciplina: Matemática
Ano/Turma: 6º B
Turno: Vespertino
Duração: duas aulas – 06/05
BRINCANDO E APRENDENDO SEM LÁPIS E PAPEL
Objetivos
Com visitas a sites direcionados para a educação e aprendizado, propor aulas mais comunicativas do aluno e o computador, passando a idéia de interação. Alem da matemática as atividades verificadas ensinam como jogar (domino), o raciocínio lógico visto no Quadrado Mágico e o conhecer das figuras planas no tangram. No site somatematica.com temos duas atividades: uma com uso de palavras matemáticas (a forca) e vai proporcionar o conhecer da linguagem matemática, com uma brincadeira bem conhecida pelos alunos, outra são as palavras cruzadas que surgem por contas realizadas e o resultado pela escrita por extenso que trata o raciocínio e a pratica da escrita.
Metodologia
Usando sites como o catalogo colaborativo e só matemática propor atividades inúmeras que vão desde o conhecer matemático junto com brincadeiras já conhecidas pelos alunos. O introduzir estas aulas não diz em apenas concluir conteúdos, mas produzir alternativas de ensinar usando outras ferramentas. Atividades como o quadrado mágico, a cruzada, a forca e o tangram trazem temas da matemática em forma de diversão, já o domino produz uma brincadeira que mesmo inocente produz o raciocínio lógico, assim como todas as atividades aqui propostas.
WEBGRAFIAS
Domino contra o computador;
Tangram
Quadrado mágico
Palavras cruzadas e o jogo da forca
Nenhum comentário:
Postar um comentário