Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto "De onde vem o açúcar?"


ESCOLA ESTADUAL Drº JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI

PLANO DE AULA

Turmas alvo: 4º Ano A e 5º Ano A
Turno: Vespertino
Total de alunos: 4º Ano A – 27 e 5º Ano A - 36
Duração: 8 aulas (4 aulas cada turma) 
Data prevista: 27/06/2011, 04/07/2011 e 05/07/2011.
Professores Envolvidos na Aplicação: Diego da Silva Nantes, Ana Aparecida Barbosa, Deolina Rosa Damaceno de Oliveira, Silvia Rocha Laroca Mendes e Patrícia Bogaz Trevizan.


OS VIDEOS COMO FERRAMENTA NA INTRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
VIDEO “DE ONDE VEM O AÇÚCAR”


Justificativa

Na atividade proposta temos a possibilidade de unificar a ferramenta visual e sua capacidade de informar. O vídeo que será proposto tem grande produtividade e conhecimento com relação aos temas: ciências, língua portuguesa e matemática. Visto que a informação visual, mais o áudio do vídeo, traduzem na criação tanto individual, quanto em duplas, já que, o interpretar será único para cada aluno. O foco principal da escolha do abordar com vídeo se reflete principalmente na criação que cada aluno vai desenvolver, sem auxilio de nenhum, somente a criatividade e interpretação do que foi abordado.         


Objetivos
           
            Introduzir conceitos de ciências, matemática e língua portuguesa (de forma a identificar temas), por meio da interpretação do vídeo. De modo geral a atividade com vídeo deve incentivar a curiosidade, motivar a produção em duplas e criatividade dos alunos. A atividade com vídeo deve produzir a integração entre a tecnologia e o despertar de produções únicas desenvolvidas pela criatividade dos alunos. 

Metodologia

            Propor o expor do vídeo ”De onde vem o açúcar”, com o uso do data show na sala de tecnologia. No concluir do vídeo os alunos produziram um pequeno texto sobre o que se tratava o vídeo, o texto devera ser digitado. Para uma melhor participação dos alunos na produção será proposta o obter de receitas que tenham como ingrediente o açúcar, nesta etapa poderemos verificar que alem da interpretação (língua portuguesa), do conhecer da cana de açúcar (ciências), poderemos verificar também as frações (matemática). A atividade pode ser estendida por meio da pesquisa de outros produtos derivados da cana de açúcar no blog (http://figurasgeometricasproinfo.blogspot.com).    

Recursos

Vídeo – De onde Vem o Açúcar
Data show
Editor de texto

Atividades propostas

Ficha interpretativa
Criação de texto (receita)







FICHA QUESTIONÁRIO DO VÍDEO “DE ONDE VEM O AÇÚCAR”

Nome:                                                                                                                 Nº

1) Escreva um pequeno texto de como é produzido o açúcar;

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O que mais é produzido com a cana de açúcar?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3) Marque com um X as alternativas que são produtos produzidos pela cana de açúcar:

(     ) Etanol (álcool)                                                   (     ) Energia elétrica
(     ) Açúcar                                                               (     ) Óleo de cozinha
(     ) Farinha                                                              (     ) Adubo
(     ) Chocolate

4) Em que lugar é produzido o açúcar e o álcool?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Qual é o nome do adubo que é produzido a partir da cana de açúcar?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) No seu dia que produtos que contem açúcar você consome?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________  




Nenhum comentário:

Postar um comentário