ESCOLA ESTADUAL Drº JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI
PLANO DE AULA
Turmas alvo: 4º Ano A e 5º Ano A
Turno: Vespertino
Total de alunos: 4º Ano A – 27 e 5º Ano A - 36
Duração: 8 aulas (4 aulas cada turma)
Data prevista: 27/06/2011, 04/07/2011 e 05/07/2011.
Professores Envolvidos na Aplicação: Diego da Silva Nantes, Ana Aparecida Barbosa, Deolina Rosa Damaceno de Oliveira, Silvia Rocha Laroca Mendes e Patrícia Bogaz Trevizan.
OS VIDEOS COMO FERRAMENTA NA INTRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
VIDEO “DE ONDE VEM O AÇÚCAR”
Justificativa
Na atividade proposta temos a possibilidade de unificar a ferramenta visual e sua capacidade de informar. O vídeo que será proposto tem grande produtividade e conhecimento com relação aos temas: ciências, língua portuguesa e matemática. Visto que a informação visual, mais o áudio do vídeo, traduzem na criação tanto individual, quanto em duplas, já que, o interpretar será único para cada aluno. O foco principal da escolha do abordar com vídeo se reflete principalmente na criação que cada aluno vai desenvolver, sem auxilio de nenhum, somente a criatividade e interpretação do que foi abordado.
Objetivos
Introduzir conceitos de ciências, matemática e língua portuguesa (de forma a identificar temas), por meio da interpretação do vídeo. De modo geral a atividade com vídeo deve incentivar a curiosidade, motivar a produção em duplas e criatividade dos alunos. A atividade com vídeo deve produzir a integração entre a tecnologia e o despertar de produções únicas desenvolvidas pela criatividade dos alunos.
Metodologia
Propor o expor do vídeo ”De onde vem o açúcar”, com o uso do data show na sala de tecnologia. No concluir do vídeo os alunos produziram um pequeno texto sobre o que se tratava o vídeo, o texto devera ser digitado. Para uma melhor participação dos alunos na produção será proposta o obter de receitas que tenham como ingrediente o açúcar, nesta etapa poderemos verificar que alem da interpretação (língua portuguesa), do conhecer da cana de açúcar (ciências), poderemos verificar também as frações (matemática). A atividade pode ser estendida por meio da pesquisa de outros produtos derivados da cana de açúcar no blog (http://figurasgeometricasproinfo.blogspot.com).
Recursos
Vídeo – De onde Vem o Açúcar
Data show
Editor de texto
Atividades propostas
Ficha interpretativa
Criação de texto (receita)
FICHA QUESTIONÁRIO DO VÍDEO “DE ONDE VEM O AÇÚCAR”
Nome: Nº
1) Escreva um pequeno texto de como é produzido o açúcar;
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que mais é produzido com a cana de açúcar?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Marque com um X as alternativas que são produtos produzidos pela cana de açúcar:
( ) Etanol (álcool) ( ) Energia elétrica
( ) Açúcar ( ) Óleo de cozinha
( ) Farinha ( ) Adubo
( ) Chocolate
4) Em que lugar é produzido o açúcar e o álcool?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Qual é o nome do adubo que é produzido a partir da cana de açúcar?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) No seu dia que produtos que contem açúcar você consome?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário